História : 2º Período

construção completa da igreja (década de 50)

O Surgimento da Paróquia São José

Em março 1951 ocorre a demolição da capela velha para que se construa a casa paroquial e em 15 de setembro de 1951 nasce a Paróquia de São José de Vila Palmeira criada por Dom Carlos Carmelo e em 06 de outubro toma posse do primeiro pároco, o pe. Francisco Köerner.

Em 11 de dezembro ocorre a Ereção Canônica do Apostolado da Oração, da Pia União das Filhas de Maria da Imaculada Conceição e Santa Inez e das Obras das Vocações.

Em fevereiro de 1952 acontece a fundação das Escolas das Irmãs do Reino de Maria, grande instrumento de educação e evangelização para a comunidade e no mês seguinte ocorre a fundação da Congregação Mariana.

Em 01 de julho é inaugurada a Pia Batismal.

Durante este ano ainda foram realizadas visitas de Nossa Senhora e do Sagrado Coração de Jesus as casas, procissão do Corpo de Cristo e também a Semana Santa.

Ainda em 1952, mais exatamente em 03 de agosto houve a visita de Dom Paulo Rolim Loureiro que fundou a obra das Vocações e também crismou aproximadamente 1200 pessoas, deste dia ainda ficou estabelecido os seguintes planos: aterramento do pátio da igreja, recenseamento da paróquia, campanha para construção da matriz, reforma da casa paroquial e aquisição de terrenos vizinhos.

Logo após a visita do bispo deu-se início a construção do salão paroquial aumentando o barracão construído pela prefeitura e usado como escola pelas irmãs do Reino de Maria que é inaugurado em 11 de novembro com a exibição de um filme sobre Nossa Senhora.

Em 01 de julho é inaugurada a Pia Batismal. Durante este ano ainda foram realizadas visitas de Nossa Senhora e do Sagrado Coração de Jesus as casas, procissão do Corpo de Cristo e também a Semana Santa. Ainda em 1952, mais exatamente em 03 de agosto houve a visita de Dom Paulo Rolim Loureiro que fundou a obra das Vocações e também crismou aproximadamente 1200 pessoas, deste dia ainda ficou estabelecido os seguintes planos: aterramento do pátio da igreja, recenseamento da paróquia, campanha para construção da matriz, reforma da casa paroquial e aquisição de terrenos vizinhos. Logo após a visita do bispo deu-se início a construção do salão paroquial aumentando o barracão construído pela prefeitura e usado como escola pelas irmãs do Reino de Maria que é inaugurado em 11 de novembro com a exibição de um filme sobre Nossa Senhora.

Em 04 de outubro de 1953 toma posse o pe. Antonio de Filippo e permanece por 30 anos como pároco.

Neste período consta referencias sobre a existência de Cruzada Eucarística Infantil. Já em 1954 houve a celebração da Semana Mariana e em 26 de setembro acontece a inauguração do Relógio da Torre e durante a quaresma de 1955 há a doação do crucifixo em tamanho natural e no início de 1956 iniciasse a ampliação e reforma da matriz.

Durante o período de 30 de abril a 14 de setembro o pe. José substitui provisoriamente o pe. Antonio que foi à Itália, por causa da morte de sua mãe e os trabalhos de reforma foram interrompidos e só reinicia em 30 de abril de 1957.

No final de 1957 ocorre a inauguração da Capela Mor da Matriz, com benção de Dom Paulo Rolim Loureiro.

No ano seguinte, em 12 de junho é inaugurado o Altar-Mor de madeira, do Trono de São José, da Mesa da Comunhão, da Imagem de São José e de duas pinturas, representando o trabalho e a morte santa de São José.

O ano de 1960 é marcado pela Inauguração da Capela de Nossa Senhora Aparecida (31/03) e a instalação da Irmandade do Santíssimo Sacramento (16/06).

A cada ano que passa a comunidade da Paróquia São José continua demonstrando que nunca parou desde sua fundação e em 08 de março de 1961 é fundado o Centro Social São José, em 20 de julho é fundada a Congregação da Doutrina Cristã e em 09 de novembro é inaugurada e abençoada a Capela e a imagem da Sagrado Coração de Jesus.

primeiro altar-mor com São José no centro

Em 25 de fevereiro de 1962 acontece um momento muito marcante para a comunidade, a recepção e benção da imagem de Nossa Senhora de Fátima. 1963 foi um ano de voltado para as obras, o ano inicia com o reboque externo da Igreja na parte nova e na parte antiga. Na parte interna antiga também foi feita uma reforma e a decoração da mesma. Em 24 de junho é inaugurado o órgão elétrico e a iluminação de neon da igreja. Entre os anos de 1963 até 1981 constam vários relatos da visita dos bispos de cada época por ocasião do Sacramento da Crisma, com um destaque especial para a visita de Dom Paulo Evaristo Arns, Cardeal Arcebispo de São Paulo, em 1º de maio de 1972.

No final de 1983 após a saída do pe. Antonio de Filippo os padres Rogacionistas auxiliam na Paróquia até fevereiro de 1984, quando em 25 deste mês o padre Dalto Caran assume pároco por um período menor que um mês. Em 10 de março de 1984 assume o pe. Francisco Martins e neste período houve formação de catequese, pastoral da saúde, grupo de jovens, apostolado da oração entre outros. Em 07 de julho de 1984 uma nova visita de Dom Paulo Cardeal Arns.

Dia 05 de fevereiro de 1985 é a data oficial da posse do pe. Francisco Martins como pároco. Neste ano ainda são assumidas como prioridades para comunidade a catequese, a juventude, a Escola da Fé, a pastoral familiar e as comunidades de base. Foram criadas a equipe do curso de batismo, para a legitimação, para a liturgia, para os jovens e para os ministros da eucaristia e celebração da palavra. Em 07 de outubro de 1986 pe. Claudio Correa de Moraes Abreu é empossado como Administrador Paroquial, em 1988 é a vez do pe. Vladimir Anselmo da Silva assumir a paróquia, tempos depois ele passa a ser auxiliado pelo diácono Antonio Leite Barbosa Junior. Em 02 de1992 é realizada a terceira visita de Dom Paulo Evaristo a paróquia, agora para a Ordenação Diaconal do Diácono Antonio Cláudio dos Santos.