História : 1º Período

os primeiros moradores saindo da antiga capela após a missa

O Nascimento da Comunidade São José

Em 23 de dezembro de 1932 aconteceu uma reunião de uma comissão formada pela Irmandade de São José e Santa Isabel de Vila Palmeira onde discutiu-se a construção de uma capela no bairro em um terreno que havia sido doado e também para a captação de recursos. Pouco menos de 3 meses iniciava a abertura de uma vala do lado esquerdo do terreno para o escoamento da água, pois o local se tratava de um brejo.

Em maio de 1933 aconteceu uma festa para se angariar fundos que se reverteu no inicio das construções do depósito de material e pouco depois na construção da capela. Outras festas e também doações proveram recursos para as obras. Em 06 de setembro de 1934 o padre Aguinaldo José Gonçalves, Vigário do Ó, pede concessão para que a comunidade funcione regularmente, mas só em 29 de abril de 1936 passa a ser celebrada uma missa mensal na comunidade, cuja capela estava em construção.

Em 09 de dezembro de 1938 o padre Antonio Marcial pede a benção de uma imagem de São José para a Capela de São José de Vila Palmeira e em 14 de julho de 1939 é concedida a licença para se celebrar a missa na capela e quase um ano após, em 03 de maio de 1940 realiza-se a primeira procissão com a imagem de São José. Ao passar dos meses outras concessões foram sendo dadas a Capela de São José. Em maio de 1941 o padre solicita a permissão da realização de uma quermesse em prol das obras da capela. Em 1944 acontece a conclusão da construção das paredes e em 1945 a cobertura juntamente com as portas, janelas e iluminação.

Em agosto de 1947 dá-se início a construção da torre e 3 meses depois ocorre a benção dos sinos, que se encontram no alto da torre até hoje.Na metade de 1948 iniciasse o engrossamento das colunas para a colocação de imagens. No final deste mesmo ano é feita a aquisição de um equipamento de som e da porta principal, também são doadas as imagens de São Benedito e de Nossa Senhora Aparecida. 1949 é o ano das doações e logo no começo dele é doada a imagem de São Sebastião e do Crucifixo, dois meses depois os paramentos também são doados.

Em 25 de abril são doadas as imagens de Santa Isabel e de Nossa Senhora das Graças. Em 06 de junho é a vez da imagem de São Judas Tadeu e em 24 de dezembro acontece a inauguração dos bancos da igreja. Inicia-se 1950 e a igreja recebe mais doações, o altar de Nossa Senhora Aparecida e a imagem do Sagrado Coração de Jesus e em no dia de São José Operário há a doação de mais um sino e paramentos.

Paróquia São José (sem a torre terminada) e o salão ao lado (ainda de madeira)